Luanda - Quinhentas famílias afectadas pela seca das províncias da Huíla, Cunene e Namibe vão beneficiar, nos próximos dias, de bens alimentares e de higiene, uma iniciativa da Cruz Vermelha Angola (CVA).
A acção a ser desenvolvida em colaboração com o Crescente Vermelho está orçado em 150 mil dólares e irá apoiar um total de duas mil e 500 pessoas.
A informação foi avançada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, pelo presidente da CVA, Alfredo Elavoko Pinto, quando fazia a apresentação do programa de actividades alusivo aos 44º aniversário da organização.
Para a realização da referida doação encontra-se no país o gestor de operações do Crescente Vermelho, Júlio Mondlane.
Alfredo Elavoko Pinto fez saber que no quadro das comemorações dos 44º aniversário da organização será realizado dia 16 de Março um Simpósio sobre o direito internacional humanitário, como forma de sugerir ao Executivo a implementação do curso de Direito Internacional nas universidades.
O evento, que contará com a participação de prelectores internacionais filiados à Federação Internacional e do Crescente Vermelho, servirá para o lançamento da rede nacional de cuidados de saúde para o combate à Malária, a Tuberculose e o VIH/Sida.
Alfredo Pinto reafirmou, por outro lado, o compromisso da Cruz Vermelha em continuar a apoiar as famílias vulneráveis, enfatizando que no âmbito da prevenção da Covid-19 a organização prestou apoio a mais de dois milhões de pessoas em todo o país.
Criada ao abrigo do Decreto 25/78 de 16 de Março e reconhecida pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha a 1 de Outubro de 1986, a organização auxilia o governo angolano com fins assistenciais de utilidade pública, tais como, assistência às pessoas necessitadas, doação de sangue, prevenção de doenças transmissíveis.
A organização conta com delegações em todas as províncias e nove mil voluntários.
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma rede humanitária global de 80 milhões de pessoas que ajudam aqueles que enfrentam desastres, conflitos e problemas sociais e de saúde.