Lubango– Cento e 50 crianças menores de dez anos de idade, dos bairros Comandante Valódia e Joaquim Kapango, arredores da cidade do Lubango, província da Huíla beneficiaram, quinta-feira, de bens alimentares diversos, no âmbito da quadra festiva.
A doação é uma iniciativa da Associação Juvenil para o Desenvolvimento Comunitário e Vida Estudantil (AJUDECOVE) e visa reforçar o ambiente natalino aos petizes que se encontram em condições vulneráveis.
Trata-se de oito toneladas de produtos diversos, desde arroz, massa alimentar, fuba de milho, açúcar, óleo vegetal, bem como detergentes, máscaras faciais, roupa usada e brinquedos.
O grupo-alvo beneficiou igualmente de um lanche de confraternização, acompanhado de brincadeiras, músicas e danças tradicionais folclóricas, assim como anedotas.
Em declarações à ANGOP, o porta-voz da actividade, Yuri Fernando, afirmou que com o gesto de solidariedade devolveram o sorriso das crianças que poderam ter um pouco de tudo, principalmente o reforço da dieta alimentar.
“A doação em causa é consequência de um trabalho de pesquisa feito nos dois bairros, onde as crianças atravessam dificuldades porque os pais e encarregados de educação não tem possibilidade de melhorar a dieta alimentar destas”, disse.
Declarou que actividades do género vão ser replicadas nos restantes bairros do Lubango, bem como em outros municípios da província, com vista a minimizar as dificuldades com que se deparam.
A Associação Juvenil para o Desenvolvimento Comunitário e Vida Estudantil é uma organização sem fins lucrativos criada em 2017, com objectivo de empoderar na formação técnico-profissional, as comunidades dentro e fora da província da Huíla.