Caála – A campanha de reunificação de famílias levada a cabo pela Administração municipal da Caála, província do Huambo, fez com que dezenas de crianças que viviam nas ruas, na condição de mendigos, volteassem ao convívio familiar.
A informação foi tornada pública, esta quarta-feira, pela administradora adjunta para área Social, Política e das Comunidades, Umbelina Maria, durante o conselho municipal da criança.
Segundo a responsável, trata-se de 122 menores de 16 anos de idade, identificados pelas autoridades locais, na sua maioria, vítimas de maus-tratos e de exploração do trabalho infantil.
Umbelina Maria disse que a campanha de reunificação, iniciada no princípio deste mês, consiste na identificação dos familiares das crianças que vivem nas ruas da cidade da Caála, na condição de mendigos ou de vendedores ambulantes, na perspectiva do cumprimento obrigatório dos 11 compromissos.
Disse que o processo conta com a colaboração das próprias crianças, que têm indicado a casa das famílias de onde são provenientes.
Umbelina Maria referiu tratar-se de uma acção urgente que deve contar com o envolvimento das autoridades tradicionais e eclesiásticas, visando a revitalização da rede de protecção das crianças.
Os 11 compromissos da criança foram assumidos em 2007, pelo Executivo angolano, durante o III Fórum Nacional Sobre a Criança.
Trata-se da esperança de vida, segurança alimentar e nutricional, registo de nascimento, educação na primeira infância, educação primária, justiça juvenil, prevenção e redução do impacto do VIH/Sida nas famílias e na criança.
Fazem ainda parte a prevenção e mitigação da violência contra a criança, competências familiares, crianças e comunicação social e a criança no orçamento geral do Estado.