Menongue – Pelo menos cento e cinquenta crianças, com idades compreendidas entre seis e 17 anos, pertencentes ao Centre de Explicação Jamba, procederam hoje, terça-feira, nesta cidade, à entrega de bens diversos para apoiar as vítimas da estiagem, inundações e praga de gafanhotos.
Cada criança fazia-se acompanhar de um ou dois quilos de arroz ou outro produto como massa, óleo alimentar, farinha de milho, feijão, produtos de higiene, entre outros.
Fernando Jamba Wahangua, responsável da escola, disse que o objectivo é promover o espírito de solidariedade no seio das crianças, acrescentando que a sua escola tem incutido todos os dias a matéria de educação solidária aos seus formandos.
“É pouca coisa, mas temos a certeza que daqui em diante sairão daqui crianças que doarão toneladas de bens alimentares”, augurou.
No final da doação, recebida pelos embaixadores da causa (Abraço Solidário), José Kissanga, Claudeth Silva e Letícia Malungo, os petizes realizaram uma visita guiada ao centro de produção da TPA local, tendo sido esclarecidos pelo director Gaspar Gindanji sobre o funcionamento das diferentes áreas.
No Cuando Cubango, os fenómenos como estiagem, inundações e praga de gafanhotos afectaram mais de 20 mil famílias, sendo que, para acudir a situação, a campanha Abraço Solidário tem uma disponibilidade de 168 toneladas de produtos diversos que já começaram a ser distribuídos para os destinatários.