Luena - Uma criança de 12 anos morreu e outras 11 ficaram ligeiramente feridas em consequência de uma descarga atmosférica que caiu hoje, terça-feira, sobre o bairro Vila Luso, periferia do Luena, constituindo-se no primeiro caso na região, em 2023.
Já em 2019, 146 pessoas haviam sido atingidas por uma descarga eléctrica, causando-lhes queimaduras nos corpos e imobilização de membros inferiores e superiores, durante um funeral de uma criança, no Cemitério Municipal do Moxico, na cidade do Luena.
No incidente desta terça-feira, uma das vítimas, Amélia José, disse à imprensa que tal ocorrência deu-se na praça denominada "Sangondo", no bairro Vila Luso, depois de uma chuva moderada.
Toya Alexandre e Luciano Samahamba, igualmente sobreviventes, afirmaram que desfaleceram no momento da descarga atmosférica.
Ao falar à imprensa, o director clínico do Hospital Geral do Moxico, Zadoquue Miza, disse que as 11 crianças estão a ser avaliadas os seus estados de saúde, sobretudo o ritmo cardíaco, além de terem que ser submetidas a exames de electrocardiograma, podendo receber alta após seis horas sem sintomas anómalos.