Malanje- A secretária executiva do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), em Malanje, Maria Ulo, reiterou hoje, o apelo aos jovens no sentido de colaborarem com as equipas de recenseadores, durante o Censo da população e habitação que inicia a 19 de Setembro.
Essa colaboração de acordo com a responsável, passa por receber os agentes de campo e responder de forma eficaz as questões a ser colocadas, por formas a contribuir para o êxito do processo.
Em entrevista à ANGOP, Maria Ulo frisou que uma outra medida prende-se com a divulgação de mensagens sobre a importância do processo antes do seu início, visando estimular a adesão dos cidadãos.
Exortou aos jovens envolvidos no cadastramento das famílias, a fim de actuarem com responsabilidade e acima de tudo encararem o recenseamento como um compromisso de Estado, que não deve ser beliscado.
Por outro lado, a secretária do CPJ em Malanje lembrou que através do Censo, o Executivo poderá conhecer melhor a realidade de vida dos angolanos, o número geral da população, necessidades e outros aspectos, que ajudarão a traçar políticas de resolução dos problemas sociais, económicos e não só.
O Censo geral da População e Habitação de 2024, é o segundo a ser realizado no país, no período pós-independência, sendo que o primeiro decorreu em 2014, contabilizando 25 milhões 789 mil e 24 habitantes em Angola, dos quais 12 milhões 499 mil e 41 do sexo masculino e 13 milhões 289 mil e 983 feminino. NC/PBC