Caxito – Onze cooperativas de saneamento básico dos sectores do Panguila, município do Dande, província do Bengo, beneficiaram hoje, segunda-feira, de 11 motorizadas basculantes para recolha do lixo porta-a-porta.
A entrega dos meios foi feita pela governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que sublinhou que os mesmos vão ajudar no saneamento básico e garantir a criação de 120 postos de trabalho no Panguila.
Pediu a participação dos munícipes na recolha e comparticipação com uma taxa de 1.500 Kwanzas/ mês, para manutenção dos meios.
O administrador municipal do Dande, Domingos Lourenço, explicou que com a entrega desses meios o saneamento básico será melhorado no Panguila com a recolha regular do lixo.
Com a entrega destas 11 motorizadas, o município de Dande conta agora com 20 motorizadas basculantes já distribuídas, depois de Caxito com 6 motos, Capari duas e açucareira uma.
Mercado do Panguila com novo sistema de pagamento de taxa e emolumentos
Hoje, foram abertos três postos de pagamento de taxas e emolumentos ao Estado para os vendedores e proprietários de vários serviços no mercado do mercado do Panguila.
Os três postos, com duas caixas de atendimento cada, têm a capacidade para atender cerca de mil e quinhentos vendedores por dia.
O sistema compreende o cadastramento electrónico de cada vendedor, que por via de um cartão com código QR, fará o pagamento das suas taxas e emolumentos de forma regular, evitando descaminho dos valores colectados para os cofres do Estado.
O responsável da secretaria do mercado Panguila, Muangana Sapalalu, explicou que nesta altura estão a efectuar o cadastramento dos vendedores, proprietários e ocupantes de armazéns, lojas e quiosques para que possam cumprir com as suas obrigações fiscais.
O mercado do Panguila controla 1.664 vendedores de bancadas, lojas e armazés. MD/CJ/IF