Huambo – A consultora de Comunicação, Paula Simons apelou, esta quinta-feira, à criarem um plano estratégico de literacia digital, por parte dos operadores do sector, face aos riscos de propagação de crise institucional.
A especialista falava à imprensa, após abordar o tema “Comunicação estratégica e comunicação de crise”, durante a reunião metodológica dos directores dos gabinetes e gestores das empresas públicas de Comunicação Social, no quadro do II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
A reunião foi orientada pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino.
Na ocasião, Paula Simons disse que a sociedade angolana possui, actualmente, realidades específicas que precisam ser acauteladas com uma comunicação profissional e estratégica, complementado com a vertente digital das instituições.
Referiu existir dificuldades em explicar aos gestores de que há maneiras profissionais e técnicas de se comunicar bem, daí que se corre sempre o risco da propagação de crises desnecessárias.
A oradora adiantou que, para uma boa gestão de crise, a exemplo de falências, manifestações públicas ou boatos, os gestores precisam unir sinergias e estar preparados em todo momento como equipa, para maior coerência na divulgação dos dados e a solução do problema.
Por sua vez, o também especialista em comunicação Sebastião Panzo, disse que, para uma boa comunicação de crise, os gestores precisam avaliar o contexto da situação, que pode agudizar o problema em causa.
Abordando o tema “Manual dos gabinetes de comunicação” exortou à necessidade de discursos coerentes e abordar somente o necessário, sempre em alinhamento com o líder da empresa ou da instituição, para não desvirtuar uma promessa feita anteriormente.
Reacções dos participantes
O director do gabinete de Comunicação Social da província do Moxico, Bonifácio Bravante, disse que os temas abordados serviram para saber como divulgar as acções em curso pelo Executivo angolano, no quadro da governação de proximidade.
Por sua vez, o director do gabinete de Comunicação Institucional do Ministério do Interior na província do Huambo, Martinho Cavita Satito, disse ser necessário que haja uma maior abordagem sobre a comunicação digital e de crise em todas as instituições públicas, para que saiba informar com antecedência e evitar especulações.
Disse que as falsas notícias “fake news” podem ser mitigadas com a divulgação de informações céleres, atempadas e credíveis ao público, minimizando o impacto negativo na sociedade.
No encontro, que contou com a presença dos presidentes dos Conselhos de Administração das empresas públicas de Comunicação Social, foram abordados temas sobre a “A estratégia de comunicação institucional do Executivo na variante interna” “Acções de comunicação digital”, “O portal Angola Hoje e TV Angola-Institucional” Censo Geral da População e Habitação” e “50 anos de Independência Nacional”.
Paralelamente, decorreram, também, reuniões metodológicas com os adidos de imprensa das Missões Diplomáticas no exterior e do sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, esta última, orientada pelo secretário de Estado deste subsector, Pascoal Borges Alé Fernandes.
Programa do conselho
O II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania”, será aberto, esta tarde, pelo titular da pasta, Mário Augusto da Silva Oliveira.
Para o segundo e último dia (sábado) prevê-se, entre outras sessões, a abordagem em torno do programa de reestruturação, modernização e os desafios das empresas públicas.
Seguidamente, decorrerá a realização de reuniões temáticas com os directores dos gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa e da Comunicação Social dos governos provinciais, com os adidos de imprensa das Missões Diplomáticas no exterior, com os directores das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, bem como com os responsáveis dos Registos e Modernização da Administração local.
O encontro conta com a presença dos secretários de Estado do MINTTICS, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, conselhos de Administração das empresas públicas, dos directores nacionais e directores gerais de instituições tuteladas, consultores, directores dos gabinetes de Comunicação Institucional, adidos de imprensa, responsáveis dos gabinetes provinciais da Comunicação Social e parceiros. ZZN/JSV/ALH