Ondjiva – O secretário Executivo do Conselho Municipal da Juventude do Cuanhama, no Cunene, Aldemiro Monteiro, exortou este sábado, em Ondjiva, os jovens a primarem por uma postura patriótica, em prol dos interesses do colectivo.
Ao falar na abertura do ano associativo patriótico juvenil, do Conselho Municipal de Juventude, Aldemiro Monteiro, disse que há necessidade dos jovens estarem mais comprometidos com as acções de carácter patriótico e social.
Explicou que o associativismo deve ser visto como uma condição fundamental para o envolvimento dos jovens nas políticas públicas e das estratégias de governação para o desenvolvimento socioeconómico do país.
Referiu que deve ser tarefa das associações a educação, sensibilização e moralização da sociedade para uma conduta responsável dos jovens e no resgate dos valores morais cívicos e culturais.
“Este ano, pretendemos impulsionar o associativismo, dando prioridade às actividades de carácter social, filantrópicas, desportivas, palestras com temas diversificados e outras acções que ocupam os jovens nos tempos livres”, afirmou.
Lembrou que as preocupações dos jovens baseiam-se no acesso à habitação, terrenos, ingresso ao ensino superior e formação técnico-profissional, daí que irão advogar mais com as instituições”, realçou.
Aldemiro Monteiro disse que vão buscar estratégias e pressupostos dar respostas aos desafios actuais que enfrenta no quotidiano, onde consta o emprego como uma das principais prioridades.
Os participantes no encontro, reflectiram sobre os desafios da juventude na área global.
O Conselho Municipal da Juventude no Cuanhama controla mais de 70 membros e parceiros, entre organizações e associações sociais, políticas, culturais, desportivas e religiosas.
O município do Cuanhama está dividido administrativamente pelas comunas de Ondjiva, Mongua, Evale, Oshimolo e Nehone, bem como conta com 360 mil e 491 habitantes, tendo como sede capital a cidade de Ondjiva, com 95 mil, 628 habitantes distribuídos em 24 bairros. PEM/LHE/AC