Luanda – O Conselho Municipal da Família de Belas aconselhou os pais e encarregados de educação a reforçar as medidas de segurança da criança no seio familiar, na escola e na comunidade, devido o nível elevado de caso de violência contra menores registado naquela circunscrição.
O encontro realizado hoje, quarta-feira que serviu para a preparação do Conselho Provincial , analisou a situação da violência doméstica , tendo sido enfatizado a problemática do abuso sexual na criança, principalmente por pessoas próximas.
A responsável municipal do conselho, Cristina Mendes, afirmou que o facto de existir um número considerável de famílias desestruturadas e um nível elevado de negligência por parte dos pais, devido a corrida frenética destes para obterem fundos para sua sustentabilidade, estes acabam por não ter tempo para educar os filhos, dar afecto, carinho, amor e sem isso as crianças acabam por contar apenas com a própria sorte.
Sem adiantar números, afirmou ser alarmante actualmente os casos de violência doméstica no seio familiar, tendo defendido uma acção conjugada entre psicólogos, sociólogos e outros parceiros sociais na sensibilização da sociedade para a protecção dos menores.
O 23º Conselho teve como objectivos promover a mobilização geral das famílias e dos seus membros com vista a sua participação activa nas questões de natureza comunitária, com destaque para o saneamento básico e nos cuidados primários de saúde, fomento da actividade agrícola no seio das famílias, de modo a gerar renda e a melhorar a dieta alimentar.
Sob o lema “ Famílias imponderadas face a pandemia da Covi-19, maior harmonia e coesão social “, o evento teve três painéis com os temas, Resgate dos valores morais e cívico, violência doméstica no contexto familiar, vantagens da implementação das caixas comunitárias de créditos nas escolas de campo, Situação das famílias com pessoas com albinismo e Reflexão sobre o processo de revisão do Código da Família.