Saurimo – As consequências do analfabetismo no seio da mulher estão em análise, hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), no I congresso da Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica (PROMAICA).
O congresso, com duração de três dias, vai abordar igualmente temas relacionados com os desafios da organização na igreja e na sociedade civil, eucaristia, reconciliação, a mulher e a bíblia.
Na abertura do acto, a coordenadora da PROMAICA na Lunda Sul, Aida Will, afirmou que o objectivo do congresso é avaliar as actividades desenvolvidas durante o semestre e o seu grau de execução.
Referiu que a eleição do tema fulcral tem a ver com o facto de muitas mulheres terem dificuldades em lidar com a formação profissional e académica, dificultando, deste modo, a sua inserção no mercado de trabalho.
Sublinhou que a PROMAICA tem promovido palestras e campanhas de sensibilização nas comunidades, para que a mulher adira às aulas de analfabetismo.
A responsável apontou como prioridade para o ano em curso, a realização de palestras nas escolas, assistência alimentar nos diversos lares infantis e da 3ª idade, bem como as pessoas portadoras de deficiência.
Participam no congresso 600 delegadas, provenientes dos quatro municípios da província da Lunda Sul (Saurimo, Cacolo, Dala e Muconda). EM//JW/ART