Caála – Quatro projectos sociais, dos sete em curso no município da Caála, província do Huambo, já foram concluídos, no quadro da materialização do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), soube a Angop, esta quinta-feira.
Trata-se das obras de restauro dos centros de saúde das comunas da Calenga, Catata e Cuima, concluídas recentemente para contribuírem na melhoria do atendimento médico/medicamentoso da população e descongestionar o hospital municipal da Caála que se encontra abarrotado, principalmente com doentes vítimas de malária.
Ao confirmar a informação, o administrador do município da Caála, Ruben Etome, disse que as infra-estruturas, cujas obras de reabilitação iniciaram em 2019, aguardam apelas pelo apetrechamento.
Lembrou que para a reabilitação do centro de saúde da Calenga, construído em 2007, foram investidos 34 milhões 275 mil Kwanzas, ao passo que para o do Cuima, erguido em 2012, investiu-se Kz 47 milhões 750 mil.
Já as obras do centro de saúde da Catata orçaram 49 milhões de Kwanzas, cuja inauguração das mesmas está prevista para Setembro próximo.
A par da conclusão das infra-estruturas, conforme o gestor, consta ainda o Palácio do Administrador Municipal, com um investimento de 120 milhões, 328 mil e 897 Kwanzas.
Recentemente foi inaugurado, nesta municipalidade, dois quilómetros de estrada devidamente sinalizada no interior da cidade da Caála, com financiamento do PIIM na ordem dos 188 milhões de Kwanzas.
Entre os projectos em curso, no âmbito deste plano de iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, estão as obras de reabilitação e colocação, pela primeira vez, de tapete asfáltico nas sedes comunais da Calenga, Catata e Cuima, para perfazer os 15 quilómetros previstos na circunscrição.