Luanda- As obras de requalificação da bacia de retenção do Tio Quimbundu , no distrito urbano do Kalawenda, município do Cazenga, em Luanda, para permitir que receba cerca de 70 milhões de litros cúbicos de água pluviais em três tanques, um dos quais para a criação de peixes, estão concluídas.
Os tanques receberam revestimentos de terra calcária, que impede a infiltração da água e a erosão, vedação para impedir que as pessoas se aproximem, passeio e valetas para o curso da água da chuva os reservatórios.
Para constactar as obras, a
governadora da província de Luanda Ana Paula de Carvalho visitou neste sábado o local onde deixou algumas sugestões pontuais para melhorar os trabalhos realizados, bem como os acessos as residências próximas da bacia, para mudar a imagem da localidade, considerada critica na época chuvosa devido as inundações.
No distrito urbano do Kima Kieza, a governadora visitou as obras de construção de uma escola do primeiro ciclo, com 12 salas de aulas, enquadrada no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios ( PIIM) que em Dezembro fica concluída, permitindo o acesso à escola para centenas de alunos que se encontram fora do sistema de ensino.
No distrito urbano do Hoji ya Henda, Ana Paula de Carvalho visitou a Lagoa de São Pedro, onde estão a ser realizados trabalhos de desassoreamento das valas que permitem a circulação do curso normal da água da chuva até a vala do Soroca.
Falando à imprensa, Ana Paula de Carvalho disse que as obras da lagoa do Tio Quimbundu estão concluídas e que foi feito um trabalho profundo de engenharia, pois a zona ficava bastante alagada mesmo sem a água da chuva.
A governadora disse que o próximo passo, para aquela localidade, será dar resposta a situação do abastecimento de água potável que há muito a população reclama.
Quanto a ponte metálica do Malueka, distrito urbano Kima kieza, a governadora disse ser necessário a substituição desta e que seja colocada uma outra definitiva, porque a existente cria constrangimentos na circulação de viaturas por ter somente uma faixa de rodagem.
De acordo com a dirigente, a visita de constação ao município surge da necessidade de se aferir os problemas para posterior planificação e criação de condições para começar outras obras.
O município do Cazenga tem 10 bacias de retenção de águas pluviais, nomeadamente Tio Kimbundu , Jingongo e Picos, (Kalawenda), Mabululu, Catumbela e Vine Norte, (11 de Novembro), Fortuna, Tunga Ngô e Cavop, Cazenga, (Cazenga), da BCA (Tala Hadi) e em Abril de 2021 foram assinados dois autos de consignação para a requalificação das bacias de retenção do Mabululu e Tio Quimbundu.