Viana - Mais de 700 famílias da comunidade de Kitokoloca, perímetro da Zona Económica Especial (ZEE) começam a receber as suas residências no próximo trimestre no bairro Kikuxi2, município de Viana.
Esta informação foi dada nesta segunda-feira pela directora da área de projectos e urbanismo da ZEE, Helga Vicente, durante a visita do administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, ao projecto.
Segundo a técnica, o projecto compreende uma área total de 32 hectares onde estão feitos 778 lotes, sendo construídas numa primeira fase as habitações e depois os equipamentos sociais.
Até a data, 60 casas do tipo T2 já estão em fase de conclusão, num total de 778 previstas no bairro Kikuxi2 para realojar as famílias que residem actualmente na zona do Kitokoloca, perímetro da Zona Económica Especial (ZEE).
Referiu que têm um cronograma de execução de 15 meses e que as primeiras cem casas poderão ser entregues no próximo trimestre, explicando que o projecto total será entregue em Agosto de 2025.
Por seu turno, o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, disse ser a realização de um sonho da comunidade e a solução de um problema que já se arrastava há muito tempo.
Acrescentou que a ZEE teve uma abertura muito boa, no âmbito da sua responsabilidade social, em parceria com a administração que identificou o espaço, tendo já erguidas 60 casas.HDC/PA