Chinguar - A comuna do Cutato, município do Chinguar, na província do Bié, ganhou hoje, terça-feira, duas infra-estruturas sociais, construídas no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Trata-se de um posto de saúde construído na aldeia de Chimbuerengue, com dois consultórios, um quarto de observação e uma farmácia, que poderá prestar, essencialmente, serviços de medicina geral, pediatria, consultas pré-natais e serviços de pequenas cirurgias.
As obras do novo empreendimento hospitalar, executadas em três meses, dos seis inicialmente previstos, custaram, aos cofres do Estado, mais de 29 milhões de kwanzas.
O município do Chinguar, um dos nove que compõem a actual divisão administrativa da província do Bié, passa assim a contar com 18 unidades hospitalares, das quais 14 postos de saúde, dois centros, um centro materno infantil e um hospital municipal.
Outra infra-estrutura é uma escola do ensino primário de sete salas de aula, construída na aldeia de Sapalanga, com capacidade para albergar 560 alunos em dois períodos.
Para a sua construção, em seis meses, com objectivo de melhorar as condições de ensino e aprendizagem dos 315 alunos matriculados no presente ano lectivo, o governo gastou 70 milhões de kwanzas.
Com a sua entrada em funcionamento, eleva-se para 96 o número de estabelecimentos escolares no Chinguar.
O corte de fita do acto de inauguração dos dois empreendimentos coube à governadora provincial, Celeste Elavoco David Adolfo, no cumprimento da sua segunda jornada de trabalho nesta municipalidade, desde a sua nomeação ao cargo em Julho último.
No seguimento da sua agenda, a governadora procedeu também à reinauguração da primeira fase de reabilitação da quadra polidesportiva da sede municipal do Chinguar.
Os trabalhos de reabilitação do recinto desportivo, iniciadas no passado mês de Junho, com um orçamento de sete milhões de kwanzas, consistiram na reparação da vedação, pavimento, pintura e colocação de novos meios para a prática das actividades desportivas nas modalidades de futebol salão, basquetebol, voleibol, andebol e ginástica.
No final, a governadora reiterou o compromisso do governo em continuar a trabalhar na melhoria do bem-estar dos cidadãos da província, através da construção de mais infra-estruturas sociais, baseando-se no lema do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, de que "o mais importante é resolver os problemas do povo".
Nesta conformidade, apelou à população do Cutato e da sede municipal a cuidar os empreendimentos ora inaugurados e de outros bens públicos.
Mais energia e água para o Chinguar
Ainda no durante o seu discurso, fez saber que o Governo do Bié e a administração municipal do Chinguar, em particular, estão focados na melhoria do fornecimento de energia e distribuição de água potável, enquanto bens essenciais para a melhoria das condições de vida dos municípios e promoção do desenvolvimento da municipalidade.
"Vamos ter paciência e esperançoso em dias melhor, porque o governo está preocupado em colocar neste município o essencial, como escolas, hospitais, espaços de lazer, energia, água, estradas e encaminhar o adubo para os grandes produtores", disse.
Celeste Elavoco David Adolfo apelou ainda à população do Chinguar para apostar na agricultura, para contribuir no processo da diversificação da economia nacional, bem como a continuar a colaborar com os agentes recenseadores, visando a garantia do êxito do processo censitário, iniciado no passado dia 19 de Setembro.
Com uma população estimada em aproximadamente 299 mil habitantes, na sua maioria camponeses, o município do Chinguar é limitado a norte pelos municípios da Cunhinga e do Bailundo (Huambo), a leste pelo município do Cuíto, a sul pelo município de Chitembo e a oeste pelo município de Cachiungo (Huambo).
Tem três comunas, designadamente Sede, Cangote e Cutato. VKY/PLB