Luanda - A comuna de Kixinge, município da Quiçama, em Luanda, beneficiou hoje (sexta-feira), de um complexo escolar primário e do I° ciclo para 540 alunos, de novas instalações para a administração local, duas lavandarias públicas e igual número de chafarizes, obras enquadradas no PIIM.
Os empreendimentos foram inaugurados pela governadora ptovincial de Luanda, Joana Lina, que se deslocou ao município da Quiçama para constatar o grau de execução das obras do Programa Integrado de Investimento nos Municipios (PIIM).
O chafariz e a lavandaria são abastecidos por um sistema de captação de àgua (furo) e reservado em um tanque elevado com capacidade de 72 mil litros, podendo beneficiar até 200 pessoas, num fornecimento de até cinco horas.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal da Quiçama, António Fiel, disse que estas são as primeiras empreitadas inauguradas no âmbito do PIIM permitindo que os alunos tenham melhor condições de aprendizagem e os funcionários da administração do Kixinge, orçada em 60 milhões de Kwanza, estejam melhor acomodados.
Fez saber que os moradores da comuna passam a ter água corrente e também iluminação, serviços públicos que nunca existiram na sede comunal, mas que vão continuar a estender-se pela localidade.
Quanto a falta dos serviços de saúde na localidade, o administrador explicou que o município tem muitas dificuldades e está muito longe do nível de outras municipalidades quanto ao desenvolvimento, mas esforços estäo a ser feitos para que a população tenha assistência médica e medicamentosa.
Referiu que a Quiçama tem uma particularidade muito especial por ter muitas comunidades espalhadas, de maneiras que os equipamentos que são colocados em determinada aldeia não chegam às outras , sendo muito difícil satisfazer a todos.
Já o director municipal da educação da Quiçama, Joaquim Cabungula, explicou que Kixinge possui uma escola do ensino primário com 441 alunos, mas devido a necessidade da comuna de enquadrar os alunos do 1 ciclo foi feita a construção do novo estabelecimento de ensino.
O responsável referiu que uma das maiores preocupações da direcção de educação é a acomodação dos professores, tendo sugerido que seja construida uma residência para os professores.
Por sua vez, a moradora da comuna de Kixinge, Antónia Pedro, em nome da comunidade, disse que há alguns anos depois da 6 °classe os alunos tinham que se deslocar até ao Alto Dondo,província do Cuanza Norte, a 35 quilómetros e instalar-se em casa de um familiar para poder dar continuidade aos estudos.
Disse que terminou a 6° classe em 2012, mas por falta de condições financeiras para viver no Cuanza Norte foi obrigada a parar de estudar.
A governadora procedeu também a entrega de produtos alimentares, vestiário, material didáctico, colchões, chapas de zinco e quiosques ambulantes.
A comuna do Kixinge, municipio da Quiçama, é constituída por 20 aldeias e conta com seis mil habitantes.