Lubango – A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Kindanda, reafirmou hoje, sexta-feira, no Lubango, que o Governo tem a criança vulnerável como prioridade, pois está numa condição que a sujeita a todo o tipo de práticas abusivas e violentas que precisavam ser travadas.
Discursando na abertura de um seminário regional Huíla e Namibe, denominado “Município Amigo da Criança”, afirmou que a tarefa do Executivo está voltada ao cumprimento e à dinamização dos compromissos internacionais para com este grupo.
Considerou que trata-se de um desafio, cujo sucesso do trabalho que se pretende realizar à favor da criança, que depende, em grande medida, da sensibilidade dos intervenientes neste processo, para que os “11 compromissos de protecção a criança” sejam cumpridos.
Sem revelar o número de crianças em condições de vulnerabilidade no país, sublinhou que cuidar desse grupo “é um dever cívico”, mas também de amor e recai a cada família, Estado, sociedade civil, daí a necessidade de caminhar para a construção de um futuro seguro e promissor a favor destas.
A governante acredita que o “Projecto Município Amigo da Criança”, lançado em Julho de 2023, por ocasião do 8º Fórum da Criança, em Luanda, vai promover a mudança e inovação capaz de provocar um impacto comunitário “positivo” e estimular a mudança social qualificada.
Reforçou que o encontro sobre o assunto, representa um espaço facilitador de análise e do reforço das dinâmicas, estratégias de articulação e acção conjunta dos vários actores sociais, sendo uma ocasião para melhorar e maximizar a prestação dos serviços a elas, no seu todo.
Por sua vez, a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género (GADFIG), na Huíla, Luísa Varo Kaputo Basi, destacou a importância do evento, porquanto vai contribuir para a implementação do plano operativo da capacidade técnica dos actores na implementação do respectivo projecto.
Durante um dia os presentes abordaram, entre vários temas, a dinamização das redes de protecção à criança, modelos de diagnóstico da situação da criança a nível municipal, Plano de Orçamento baseado da criança nos 11 compromisso, estruturação, organização e funcionamento dos conselhos provinciais.
Participaram no evento realizado sob o lema “Criança Prioridade Absoluta”, directores provinciais, administradores do Namibe e Huíla e jornalistas. JT/MS