Caála - Um complexo habitacional, composto por 180 residências, começou a ser construído, quarta-feira, no município da Caála (Huambo), para beneficiar os técnicos e quadros do Ministério das Finanças.
O projecto, em construção nos arredores da centralidade Fernando Faustino Muteka, numa área de 18 hectares, vai comportar moradias de tipologias T2, T3 e T4, incluindo infra-estruturas de apoio, como electricidade, água e vias de acesso.
O administrador adjunto para os serviços Técnicos e Infra-estruturas do município da Caála, Tomas de Jesus, disse que as obras deverão ser executadas num prazo de 12 meses, concretamente na reserva fundiária do bairro da “Lenha”.
Disse tratar-se de um projecto do Ministério das Finanças, financiado pelo Fundo Habitacional, com objectivo de alargar as zonas urbanas da municipalidade, cuja sede está localizada a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.
Sem mais pormenores, o responsável destacou que a construção do empreendimento vai, para além de elevar a oferta habitacional, contribuir para o aumento da empregabilidade dos jovens locais.
Com este complexo do Ministério das Finanças, o município da Caála passará a contar com quatro projectos habitacionais, depois do condomínio da administração local, com 20 residências, da juventude (50 casas) e a centralidade Fernando Faustino Muteka, com 4001 moradias.
No caso particular da centralidade Fernando Faustino Muteka, construída para albergar 28 mil famílias, em residências da tipologia T3, conta com dois mil 832 apartamentos, 808 moradias duplex, 361 térreas, para além de 240 lojas comerciais, três centros infantis, dois jardins-de-infância e três escolas primárias.
Inaugurado em Novembro de 2020, o projecto habitacional contempla um instituto de formação técnico-profissional, duas escolas do ensino secundário, um centro de saúde e igual número de complexo desportivo.