Malanje- As Comissões de Moradores do Município de Malanje, clamam pela reabilitação de estradas, estancamento de ravinas, distribuição de energia e água, saneamento básico e outras acções que visam melhorar a condição de vida dos cidadãos e desenvolver os bairros.
A inquietação foi manifestada quinta-feira, nesta cidade, durante o I Fórum do Conselho Municipal das Comissões de Moradores de Malanje, pelo presidente do órgão, Santana Agostinho, tendo realçado que muitos bairros apresentam um subdesenvolvimento acentuado, daí o clamor dos populares.
Disse que nesta época chuvosa, as estradas se tornam alagadas e as ravinas tendem a se alastrar em muitas comunidades, chegando a separar zonas, destruir residências e a deixar ruas intransitáveis, razão pela qual solicitam a intervenção urgente do governo.
Manifestou a disposição dos moradores em ajudar o governo na identificação e resolução desses e outros problemas, incluindo a degradação e proliferação de mercados informais em condições precárias.
A administradora municipal adjunta de Malanje para o sector Social e das Comunidades, Aidnes Lameirão reiterou o compromisso do governo em continuar a apoiar iniciativas tendentes ao bem-estar dos cidadãos, pelo que, as preocupações apresentadas serão discutidas no sentido de se encontrar soluções.
Considerou imprescindível o reforço do envolvimento das Comissões de Moradores nos problemas sociais, pois é intenção da Administração Municipal fortalecer as relações com os munícipes, criando uma rede de colaboração para a satisfação das necessidades das comunidades.
“As Comissões de Moradores desempenham um papel crucial na identificação das necessidades locais e na implementação de soluções práticas”, frisou, acrescentando que o Fórum ora realizado, está alinhado a esse desiderato e constitui oportunidade para discussão dos problemas.
Na ocasião, o ponto focal do PASCAL em Malanje, Genuíno Roque reafirmou a necessidade da participação dos cidadãos na vida pública, no quadro da governação participativa, para que juntos se contribui para o desenvolvimento do município.
Apontou a inclusão da mulher na sociedade e nos órgãos de decisão, bem como dos jovens, como meta para as sociedades, no sentido de se promover a representatividade dessas camadas, tendo apelado as Comissões de Moradores a cumprir com os seus deveres na sociedade e não apenas exigir direitos.
O Fórum decorreu sob o lema “Participação e governos abertos” e foi promovido pela Administração Municipal de Malanje em colaboração com o Projecto de Apoio à Sociedade Civil na Governação Local em Angola (PASCAL), visando analisar e definir soluções para os problemas dos munícipes.
Durante um dia, o evento abordou a lei orgânica sobre a organização e funcionamento das Comissões e Conselhos de Moradores e o regulamento municipal das contra-ordenações do município de Malanje, bem como discutiu a problemática dos bairros. NC/PBC