Cunene- O Comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Bensau Mateus, confirmou, esta quarta-feira, no Cunene, o bom trabalho que está a ser feito no combate à praga de gafanhotos.
Os municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja, Cahama, Curoca e Cuvelai, na província do Cunene, estão assolados, desde o inicio deste mês, por pragas de gafanhotos, que já destruiu 874 lavras.
Após uma visita de constatação do andamento dos trabalhos tendentes a travar à praga, o comissário Bombeiro Principal disse que, de acordo com a avaliação feita, o combate está a ser feito de forma manual e tem dado bons resultados.
Para o comandante, o procedimento a ser usado exige a protecção do homem, dos pássaros, do gado e de outros seres vivos.
Os gafanhotos estão agora em direcção à comuna do Chitado, município do Curoca, situada a 333 quilómetros de Ondjiva, cidade capital do Cunene.
Desde o inicio dos trabalhos, cinco hectares de lavras e vegetação na comuna do Chiedi, município de Namacunde, primeira zona assolada pela praga na região, foram já pulverizados.
Por seu turno, o administrador da povoação de Oipembe, comuna de Ondjiva, município do Cuanhama, Alfredo Ndimute, apelou às autoridades governamentais a resolverem a situação com a maior brevidade, para os camponeses não perderem todo o cultivo.
O comissário Bombeiro principal, Bensau Mateus, visitou as zonas inundadas pelas chuvas no bairro do Okaholo, cidade de Ondjiva, bem como inteirou-se do estado actual das infra-estruturas do sector que dirige.