Caxito - Vinte mil famílias dos seis municípios da província do Bengo vão beneficiar, este ano, do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), que visa reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento humano e bem-estar das populações.
Para o exercício económico de 2024 estão inscritos na província 201 projectos. O município do Ambriz tem 49 acções, Dande (42), Dembos (33), Nambuangongo (24), Pango Aluquém (16) e Bula Atumba (14).
O PIDLCP tem um orçamento de dois mil e 16 milhões de Kwanzas, e cada um dos municípios irá receber cerca de 336 milhões de Kwanzas.
O director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Bengo, Belarmino Alberto Morais, lembrou que são os munícipes que definem as acções do programa de combate à pobreza.
Com a aprovação de toda a carteira de programas da província e da progamação financeira, a partir de Maio vamos começar a efectiva execução do programa de combate à pobreza”, ressaltou.
O Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) é de exclusiva execução das administrações municipais.
A iniciativa tem por objectivo promover e alargar o acesso das populações aos serviços básicos, impulsionar o crescimento e desenvolvimento local como factor de redução do êxodo rural da juventude para as áreas urbanas. CJ/IF