Namacunde – Noventa e um milhões, 159 mil e 629 kwanzas foram aplicados no presente ano, pela administração municipal de Namacunde, província do Cunene, na materialização de seis acções, inseridas no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
O montante foi alocado na execução de acções ligadas aos cuidados primários de saúde, projecto de apoio à cidadania, aquisição de equipamentos sociais e no programa de merenda escolar, beneficiando 460 famílias.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, à ANGOP, pelo director do Gabinete de Estatística e Planeamento (GEP) em Namacunde, Yurguen Pinto, referindo que o programa conta anualmente com 336 milhões de kwanzas.
De acordo com o responsável, este ano foram aprovadas 48 acções, das quais 42 em curso, relacionadas com a agricultura, pecuária e pescas, cidadania, infra-estruturas rurais, equipamentos sociais, água e saneamento, capacitação feminina e promoção social.
“O programa tem como foco a execução de acções que visam minimizar as necessidades e melhoria das condições sociais de vida das comunidades”, salientou.
Em 2023, Namacunde contou com 54 projectos nos vários domínios, dos quais 53 concluídos.
Com um universo de 142 mil e 47 habitantes, o município de Namacunde está dividido administrativamente pelas comunas de Namacunde sede e Chiedi, ocupando uma superfície de 10 mil e 701 quilómetros.PEM/LHE/MCN