Mbanza Kongo – O director interino do Gabinete Provincial da Saúde do Zaire, João Bernardo, afirmou, esta terça-feira, em Mbanza Kongo, que o combate à malária nas comunidades passa, necessariamente, pela prevenção desta doença.
Ao intervir na cerimónia de encerramento de uma acção formativa sobre "Prevenção da malária nas comunidades", o responsável reforçou que o alcance deste desiderato passa, também, pela mudança do comportamento da população.
Lamentou, na ocasião, o facto de muitos beneficiários de mosquiteiros impregnados com insecticidas, na província, utilizarem-nos para outros fins e não para a prevenção da malária.
Para se inverter este quadro, João Bernardo, apelou ao reforço das campanhas de educação e sensibilização da população local em matéria de cuidados básicos em saúde.
Aos recém-capacitados, o director pediu que se engajem na disseminação dos conhecimentos adquiridos nas respectivas comunidades.
Participaram nesta formação de dois dias, supervisores provinciais e municipais de promoção da saúde, directores municipais da Acção Social e profissionais da Comunicação Social. PMV/JL