Caxito - Cerca de três mil milhões e 500 mil kwanzas é o valor que os clientes, na província do Bengo, devem à Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE).
Entre os maiores devedores encontram-se as empresas públicas e algumas privadas, num total de mais de 20 mil clientes.
A dívida está segmentada nos tarifários de baixa, média e alta tensão, e em clientes com contratos feitos no sistema pós-pago, informou à imprensa, o director da ENDE, Lucas Machado.
Para minimizar a situação, o responsável pediu aos clientes para juntos trabalharem na negociação da dívida, por forma a ser liquidada em prestações.
Em termos de projectos, disse, a ENDE tem mapeados um total de 491 postos de transformação e 181 postos de electrificação que ao serem concretizados os municípios terão maior cobertura.
Sublinhou que a província carece de projectos de electrificação, sobretudo nos municípios do Triângulo (Dembos, Bula Atumba Pango Aluquém), incluindo Nambuangongo.
Já os municípios do Dande e Ambriz precisam de reforço para cobertura de algumas zonas cinzentas que ainda não foram mapeadas nem electrificadas.
Pediu aos empresários interessados em contribuir com postos de transformação (PT), para se legalizarem e licenciarem.
Quanto a instalação de contadores pré -pagos na centralidade do Capari, informou que empresa está neste momento a adquirir aos poucos o equipamento.FS/IF