Caxito – Uma tonelada e meia de bens alimentares, produtos de higiene, chapas de zinco, colchões e um posto de saúde contentorizado foi entregue, esta terça-feira, à Administração Municipal do Dande, para atender às famílias desalojadas pelas chuvas e transbordo do rio.
Esta ajuda, proveniente da empresa Afritrack Angola, foi entregue à administração das Mabubas, com a prespectiva de, ainda essa semana, segundo o PCA, Sabena Yohanes, doar mais 500 chapas de zinco e uma máquina bulldozer para ajudar a lotear os terrenos onde estão reassentadas as famílias( bairro 25).
A este gesto, juntou-se também a Self Phone - empresa distribuidora oficial em Angola da operadora móvel Africell, que ofereceu ao governo provincial 47 telemóveis entre digitais e analógicos, SIM CARDS e recargas telefónicas, para serem distribuídos aos coordenadores das comunidades afectadas e membros das comissões criadas, no sentido de interagirem com as entidades competentes, dando o ponto de situação dos sinistrados.
Já a promotora de eventos Carbura Service realiza, sexta-feira e sábado, no estádio municipal do Dande , dois shows solidários, para a recolha de donativos.
O administrador comunal das Mabubas, António Ribeiro, informou que do total de 220 famílias cadastradas, 75 provenientes do bairro Cawango já estão reassentadas no bairro 25, nas Mabubas.
Até o momento multiplicam-se na província as acções de solidariedade para com os sinistrados.
Por isso, foram criados vários pontos de recolha de donativos.
O transbordo do rio Dande, na província do Bengo, afectou 600 residências e mais de 200 outras ficaram destruídas e as chuvas deixaram desabrigadas mais de 200 famílias com destaque para o bairro Cawango. CJ/IF