Huambo - Quinze jovens terminaram hoje, terça-feira, na cidade do Huambo, a primeira formação da especialidade sobre técnica em Robótica Industrial Básica, no Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC)-Huambo.
Com duração de um mês e uma carga de 80 horas, os jovens estão agora habilitados a fazer o manuseamento de equipamentos da robótica industrial, usada nos segmentos fabris para a promoção do desenvolvimento social e económico local.
A robótica industrial básica permite aos especialistas a execução de tarefas de curta duração nas unidades fabris e maior eficiência em escalas satisfatórias para evitar a escassez dos produtos processados nos segmentos de fábricas com aplicação de tecnologia moderna.
Em declarações à Imprensa, o director do CINFOTEC-Huambo, Geraldo Pambasangui, disse serem os primeiros jovens a se especializar com êxitos nas valências sobre robótica industrial, numa altura em que se pretende dinamizar a modernização tecnológica, como a formação profissional de técnicos capazes de responderem às exigências do mercado actual.
O responsável explicou que, com este curso profissional, se tornam viáveis as necessidades dos programas da industrialização do país, bem como a qualificação da mão-de-obra para o crescimento económico num ritmo aceitável.
Victor Lopes, em nome do colectivo, disse estarem prontos para responder positivamente às necessidades dos programas de industrialização do país e agradeceram os esforços do Governo em disponibilizar o CINFOTEC na província do Huambo que poderá contribuir na superação profissional de qualquer candidato.
Inaugurado a 12 de Janeiro do ano em curso, pelo Presidente da República, João Lourenço, o CINFOTEC-Huambo já capacitou um grupo de 62 jovens nos cursos de fotografia profissional, electricidade básica, informática na óptica do utilizador e multimédia.
Formação no CINFOTEC-Huambo
Nesta primeira fase, o CINFOTEC-Huambo está a ministrar cursos técnicos de curta duração (aperfeiçoamento), nas áreas de Higiene e Segurança no Trabalho, Controlo de Qualidade (na área de Metrologia), Data Cabling System, Informática na Óptica de Utilizador, Fotografia e Edição Multimédia (Tecnologia de Informação e Comunicação).
Constam, igualmente, os do curso de Electricidade Básica, Automação de Linhas de Produção, Hidráulica e Electro-hidráulica (Electricidade, Energias Renováveis e Mecatrónica), Soldadura por Electrodo Revestido, Torneamento Mecânico Convencional e Mecânica para Motores Diesel (Mecânica e Produção).
As demais áreas de média (qualificação) e longa duração, de alta complexidade, com uma duração de três meses a dois anos, poderão iniciar em breve, para responder o número formativo do empreendimento, que, em pleno funcionamento, possui uma capacidade para 732 alunos em cada período.
Possui mais de 30 laboratórios e seis oficinas, um auditório para 132 lugares, uma quadra multiuso, linha de produção, leitura por coordenadas tridimensional, academias Cisco, Furukawa e Huawei, Comando Numérico Computadorizado (CNC) e áreas administrativas, com o objectivo de proporcionar uma formação técnico-profissional qualitativa. LT/JSV/PLB