Cuito – A cidade do Cuito poderá merecer uma requalificação total em 2024, com objectivo de melhorar a imagem desta urbe, anunciou, nesta sexta-feira, o governador da província do Bié, Pereira Alfredo.
O governante falava na cerimónia de cumprimento de fim-de-ano, tendo avançado que a empreitada foi aprovada este mês pelo Presidente da República, João Lourenço.
As obras vão abranger também a comuna do Cunje, situada a sete quilómetros a norte da cidade.
De acordo com PereiraAlfredo, o projecto contempla a recuperação de 50 quilómetros da malha urbana, bem como a construção de praças públicas, entre outros meios, que visam melhorar o mobiliário nesta
cidade.
A cidade, segundo dados da administração municipal, dispõe de 61 bairros oficiais.
O governador do Bié Pereira Alfredo avançou ainda para 2024 a construção de novas vias estruturantes nas vilas do Chitembo, Camacupa, Catabola, Cunhinga, no quadro da segunda fase de asfaltagem dos dez quilómetros nessas sedes municipais.
Anunciou também para o próximo ano a conclusão dos sistemas de água potável dos municípios do Chitembo, Camacupa, Catabola e Chinguar, cujo financiamento já está garantido.
Ao fazer o balanço das principais realizações do ano que termina, Pereira Alfredo destacou, no domínio da agricultura, a realização da primeira conferência internacional de cereais e grãos, que permitiu a partilha de experiências com produtores do Brasil e Estados Unidos da América. Ainda neste ano, o governante lembrou que o Kwenda cadastrou e assistiu pouco mais de 190 mil e 150 cidadãos do Andulo, Nharêa, Camacupa, Cuemba e Cunhinga.
O programa poderá se estender em Fevereiro de 2024, também nos municípios de Catabola e Chinguar.
Quanto ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), só em 2023, permitiu a conclusão de 42 projectos e acções que se juntaram aos 140 já terminados e entregues desde a sua implementação, em 2019.
No total, são 182 projectos já entregues aos beneficiários, dos 226 inscritos que compõem a carteira geral da província, sendo que 29 projectos serão concluídos até ao primeiro trimestre de 2024.LB/PLB