Saurimo – Cerca de 80 porcento da cidade de Saurimo (Lunda-Sul), está privada do fornecimento de energia eléctrica devido a avaria de um disjuntor de saída dos serviços auxiliares da central térmica do Nhama.
A informação foi avançada esta sexta-feira à imprensa, pelo director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), Cristiano Santana, explicando que foi registada uma descarga atmosférica na tarde do dia (4 de Janeiro), afectando a central Nhama e causando problemas técnicos na saída do disjuntor.
Disse que neste momento, 70 Postos de Transformação (PTs) estão fora de serviço. Os técnicos da ENDE e da Prodel trabalham para repor o sistema em funcionamento.
Assim, a ENDE fornece apenas 1,5 megawatts de energia, provenientes do aproveitamento hidroeléctrico do Chicapa, e 6,5 mw da central G.E, para atender os objectivos estratégicos do Estado.
A cidade de Saurimo dispõe de 104 postos de transformação públicos e 60 privados.
Na província da Lunda-Sul, a ENDE controla cerca de 24 mil clientes, dos quais 20 mil no sistema pós-pago e quatro mil pré-pago. QB/JW/OHA