Viana - Dois cidadãos nacionais, de 36 e 50 anos de idade, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), acusados de estarem envolvidos no crime de associação criminosa e roubo qualificado de 12 milhões e 500 mil kwanzas, no município de Viana, em Luanda.
A informação foi prestada terça-feira pelo chefe do Gabinete de Comunicação e Imprensa do SIC, Emanuel Capita, adiantando que o suposto crime ocorreu no dia sete deste mês, por volta das 11h30, defronte ao Tribunal de Comarca de Viana, no distrito urbano da Vila-Sede.
Segundo o responsável, os acusados, um dos quais motorista da viatura que transportava os valores, realizaram a acção criminosa com a ajuda de três comparsas que se faziam transportar de motorizadas.
“Estes cidadãos são acusados de planearam o crime simulando um assalto. Fruto de um trabalho investigativo foi possível apurar que o motorista e o vigilante da empresa chinesa proprietária dos valores estiveram ligados ao roubo”, salientou.
Realçou que dos valores roubados quatro milhões ficaram com o motorista e um milhão com o vigilante, tendo sido apreendidas durante a investigação uma arma de fogo do tipo AKM, um telemóvel e uma viatura de marca Hyundai, modelo Sonata, de cor cinzenta.AA/MCN