Malanje- Um cidadão nacional de 30 anos de idade foi morto à facada, quarta-feira (17), no bairro Catepa, nesta cidade, no interior de uma cantina onde trabalhava por disputa de uma coluna de som.
O aparelho pertencia ao estabelecimento e os meliantes de 14, 17 e 19 anos de idade, pertencentes a um grupo de marginais denominado “Os sobas”, pretendiam apropriar-se da mesma e na tentativa de impedir o acto, um dos supostos criminosos desferiu uma facada no peito da vítima.
Segundo apurou hoje, quinta-feira a ANGOP no local, os marginais haviam travado uma briga na mesma cantina, contra um grupo rival e na saída pretendiam levar a coluna que na altura encontrava-se a tocar no estabelecimento comercial.
Diogo Pascoal uma das testemunhas precisou que a vítima ainda foi socorrida ao Hospital Geral de Malanje, onde chegou já sem vida.
Lamentou a insegurança no bairro, uma vez que é acentuado o índice de delinquência juvenil, pelo que apelou ao reforço do policiamento de proximidade, tendo em conta que existe apenas uma esquadra policial com efectivo reduzido, incapaz de travar a criminalidade do local.
Entretanto, a tia do malogrado, Francisca Martins, que pediu justiça pela morte do seu sobrinho, realçou que o difícil acesso devido a ravinas e degradação das estradas, bem como a deficiente iluminação pública, condiciona a presença da Polícia, daí que os meliantes aproveitam essa condição para fazer das suas.
Outra parente do falecido e moradora da zona, Maria Flaviano, disse haver muitos adolescentes a enveredar pela delinquência no bairro, daí a necessidade de intervenção dos órgãos de justiça, com vista a se travar a onda de criminalidade e devolver a tranquilidade a vizinhança.
Entretanto, o porta-voz da Delegação Provincial do MININT, superintendente Junqueira António, frisou que os autores do crime já se encontram detidos e vão responder criminalmente.
Por outro lado, o responsável apelou o envolvimento da sociedade civil, sobretudo de sociólogos, psicólogos, antropólogos, igrejas e das famílias, em estudos sobre os fenómenos criminais e de homicídios qualificados que nos últimos tempos vêm se registando em Malanje, com participação de menores de idade, cujo combate não é tarefa apenas da Polícia Nacional.
Este é o segundo caso de homicídio qualificado que acontece na cidade de Malanje, em menos de uma semana, envolvendo menores de idade. NC/PBC