Cacuaco – A Polícia Nacional e outras forças de segurança detiveram no aeroporto internacional "4 de Fevereiro", em Luanda, uma cidadã de nacionalidade sul-africana, por supostamente estar envolvida em tráfico de drogas.
Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Manuel Halaiwa, que falava esta segunda-feira à imprensa, a detenção ocorreu sábado último, quando a suposta traficante, de 26 anos de idade, passageira em trânsito para cidade de Maputo (Moçambique), proveniente do Brasil, transportava uma mala de viagem com mais de 10 quilos de cocaína.
Após várias investigações, Manuel Halaiwa disse que se determou que a mercadoria era propriedade de um cidadão congolês democrata, que previa ver o seu negócio “fechado” e recompensaria a jovem sul-africana com 20 mil rands (equivalentes a 954 mil 601 kwanzas e 61 céntimos).
O especialista em investigação reforçou que o SIC vai continuar a trabalhar neste caso, em coordenação com a Interpol, de forma a deter os supostos mandantes.
A suposta criminosa vai ser apresentada ao Ministério Público e ao juíz de garantia para a aplicação das medidas de coação correspondentes ao acto praticado.COF/SEC/PA