Namacunde - Quarenta mil famílias do Chiedi, província do Cunene, vão beneficiar, pela primeira vez, de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento, em breve, da linha de 24 quilómetros que liga a sede a Namacunde.
O projecto da rede de iluminação pública e domiciliar estará ligado à linha de alta tensão Ondjiva/Santa Clara e enquadra-se no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), orçado em 472 milhões, 603 mil e 800 mil kwanzas.
Em entrevista à ANGOP, a administradora municipal de Namacunde, Cristina Nameomuno, disse que os trabalhos tiveram início em 2020, com um prazo de execução de 14 meses, mas, devido a pormenores técnicos e financeiros, as obras tinham sido suspensas.
A responsável esclareceu que o projecto inicial prévia a colocação de postes eléctricos de madeira, mas a Empresa de Distribuição de Energia (ENDE) reprovou o material e prontamente foram utilizados de betão.
Disse que os trabalhos foram retomados no princípio do ano, com a implantação de postes eléctricos no troço de 12 quilómetros e, pelo dinamismo, acreditamos que até Junho serão concluídos.
Entretanto, enalteceu a implementação do projecto, por ser de grande impacto na vida das comunidades locais, com realce para o desenvolvimento e, consequentemente, para a mudança de imagem da comuna.
Actualmente, a vila na comuna do Chiedi tem iluminação pública e energia eléctrica nas instituições públicas como escolas, postos e centros de saúde, bem como em outros sectores da administração local do Estado representados na circunscrição.
Sem revelar a capacidade energética dos sistemas, Cristina Nameomuno referiu que, a par destes estabelecimentos públicos, o sector residencial na sede da comuna é feito por geradores particulares, o que constitui gasto em termos de combustível.
A comuna do Chiedi localiza-se no Norte do município de Namacunde e tem 56 mil e 689 habitantes.