Cuango - O centro de formação profissional da vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte, inaugurado esta quarta-feira, vai formar, anualmente, 360 jovens em diversas especialidades.
Construído numa área de 1.200 metros quadrados, num período de seis meses, o centro, o primeiro no município do Cuango, conta com sete salas de aulas teóricas e quatro laboratórios e/ou oficinas.
Na primeira fase, o centro, cuja construção custou 1,2 milhões de dólares norte-americanos, financiados pela Sociedade Mineira do Cuango, no âmbito das suas responsabilidades sociais, vai ministrar cursos de electricidade auto e industrial, corte e costura, informática, inglês, canalização e serralharia.
O centro tem também uma área reservada para cursos ligados à indústria extrativa (diamantes).
Após a inauguração do empreendimento, a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, disse que a entrada em funcionamento do centro vai minimizar a carência de quadros qualificados na circunscrição e facilitar as minas na contratação da mão-de-obra, sem necessidade de importar.
Por sua vez, a administradora executiva para assuntos jurídicos da ENDIAMA EP., Ana Feijó Bartolomeu, disse que a instituição vai continuar a exigir das empresas mineiras o cumprimento rigoroso das suas responsabilidades sociais, sobretudo nas zonas em operam. .
Já o Presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Cuango, Artur Jorge, reiterou o compromisso social da empresa, tendo anunciado a construção de uma escola de sete salas de aulas, ainda este ano, na regedoria Mwana Cafunfu.
Actualmente, a província da Lunda-Norte conta com três centros de raiz e três móveis. JVL/HD