Luanda - O Centro de Ciências de Luanda (CCL) promoveu, neste sábado, o programa “De Luanda ao Universo”, que visa fomentar o conhecimento sobre astronomia.
O programa permite a observação do céu nocturno, numa sessão especialmente dedicada aos planetas Júpiter e Marte.
O público aprende mais sobre ciências em várias oficinas educativas, disponíveis no espaço exterior da instituição.
No quadro do mesmo, o CCL proporcionou uma sessão de videomapping, uma experiência audiovisual inovadora e que utiliza as mais recentes tecnologias.
A sessão contou com mais de seiscentas pessoas que se inteiraram sobre questões ligadas à astronomia, mediante observação do céu nocturno com recurso ao telescópio.
Os visitantes também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre ciência, entre as quais a astronomia, em várias oficinas educativas disponíveis no local.
A actividade insere-se na missão do CCL de aproximar os angolanos de todas as idades aos vários ramos das ciências, fomentando o conhecimento de forma prática, divertida e assertiva.
A fase experimental da actividade aconteceu em 14 de Setembro de 2024, sob o tema “Luanda ao Luar”, também vocacionada para a astronomia.
Neste período experimental foi assinalado a Noite Internacional de Observação da Lua, promovida pela NASA, e o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, que se celebra em todo o mundo a 16 daquele mês.
O evento esteve aberto a famílias e ao público de todas as idades, que participaram em actividades práticas e educativas sobre o planeta Terra, tais como jogos de perguntas e respostas sobre a Lua, a atmosfera e a camada de ozono, puzzles e desenhos alusivos a estes temas.
Em “Luanda ao Luar”, o Planetário do CCL foi visitado por 760 pessoas.
A actividade conta com o apoio do Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação.
Desde Dezembro de 2023, o CCL também conta com a visita de representantes de instituições governamentais, académicas e científicas, para além de figuras internacionais como o antigo Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken.
A instituição pretende continuar a organizar eventos de cultura científica e a celebrar dias internacionais dedicados à ciência com actividades adaptadas às realidades científica, cultural e artística de Angola, como foi o caso de “Luanda ao Luar”.
O Centro de Ciências de Luanda é uma instituição pioneira em Angola, dedicada à divulgação e popularização do conhecimento científico e tecnológico.
Integrado na antiga fábrica de sabão, agora restaurada, o Centro vem enriquecer a Marginal de Luanda, oferecendo à população uma experiência única na cidade, onde o público tem o contacto com a ciência de uma forma interactiva, cativante e acessível para todas as idades. AMC/AB/OHA