Caxito – O Conselho Provincial de Auscultação das comunidades, analisou, hoje, em Caxito, a proposta de atribuição do nome da nacionalista Teresa Afonso Dias, à Centralidade do Bucula, na província do Bengo.
Ao apresentar a proposta, a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, explicou que a nacionalista, natural do município de Nambuangongo, merece uma homenagem pela sua contribuição na luta de libertação de Angola.
Referiu que o nome que se prevê atribuir à centralidade representa um reconhecimento às mulheres angolanas que lutaram pela independência nacional.
Recorde-se que a presente proposta foi analisada na última sessão ordinária do governo da província.
A mesma será também apresentada ao Conselho de Concertação Social.
Nesta segunda reunião ordinária do conselho provincial de auscultação das comunidades foi apresentado o regulamento e calendário dos conselhos provinciais e municipais de concertação social e de auscultação.
No âmbito do Programa de Apoio a Produção, diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) foram inscritos 158 projectos e encaminhados 216 processos.
Quanto ao Programa de Reconversão da Economia Informal, PREI, os participantes foram informados sobre a conversão de oito mil agentes económicos.
Os participantes receberam informações sobre a realização de quatro feiras municipais e a entrega de 20 viaturas para o transporte de mercadorias, produtos de pesca e agrícolas diversos.
Duante o encontro foi apresentado o projecto de electrificação do triângulo e informações sobre o estado actual do PIIM e do orçamento participativo nos seis municípios.
A centralidade do Bucula está a ser erguida na zona do Bucula, no município do Dande.
A infraestrutura contempla mil habitações, distribuídas em edifícios de 2,3 e 4 pisos, para além de equipamentos sociais. MD/CJ/IF