Huambo – Três idosas com mais de 100 anos de idade receberam hoje, quarta-feira, ajuda alimentar de primeira necessidade, entregue pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika.
Trata-se de Florinda Chilombo de 112 anos de idade, residente no bairro Sassonde I, Rosalina Ndjiloy de 101 anos, moradora do Sassonde III, e Cândida Tchokevaya de 104 anos, com residência na localidade do Ngulonda, ambos nos arredores da cidade do Huambo.
O gesto das autoridades da província do Huambo inseriu-se nas comemorações do Dia Nacional da Pessoa Idosa, assinalado a 30 de Novembro.
Para além dos bens alimentares, compostos por arroz, açúcar, sal, óleo vegetal, farinha de milho, peixe fresco e feijão, foram ainda distribuídos utensílios de cozinha, cobertores, colchões e calçados.
A propósito, a governadora Lotti Nolika disse que a iniciativa serviu não apenas para a distribuição bens, com objectivo de melhorar a dieta alimentar das centenárias, mas também para transmiti-las mensagens de amor e de carinho, no quadro do encerramento das jornadas comemorativas ao Dia Nacional da Pessoa Idosa.
Já o padre católico Daniel Nogueira enalteceu o gesto solidário do Governo da província do Huambo, salientando que a Igreja tem prestado assistência espiritual e psicológica a estas três centenárias.
O Dia da Pessoa Idosa é comemorado a 30 de Novembro, data que foi instituída em Janeiro de 2005, através do Decreto do Conselho de Ministros e publicado no Diário da República Nº 4/05, Iª Série.
A data foi criada em reconhecimento ao papel inter-geracional que os velhos representam e o contributo que podem prestar à Nação, através de conselhos, ideias e da transmissão de conhecimentos.
Estima-se que em Angola as pessoas idosas (com mais de 60 anos de idade) representam cerca de 4 por cento do total da população.