Mbanza Kongo – O secretário provincial da UNITA na província do Zaire, Pedro Francisco Tanda, apelou esta terça-feira, em Mbanza Kongo, à população a participar massivamente no Censo Geral da População e Habitação que começa no próximo dia 19 deste mês no país.
De acordo com o político, que falava em conferência de imprensa, o censo ajuda as políticas do Executivo na elaboração e implementação de projectos de impacto social em prol da população.
“Só há uma governação eficiente quando se sabe o número exacto da população que habita uma determinada localidade. Portanto, apelamos à população para que adira ao censo para facilitar as políticas do Governo”, salientou.
Durante a conferência de imprensa, Pedro Francisco Tanda debruçou-se também sobre algumas questões sociais que ainda afligem a população local nos domínios da educação, saúde e vias de comunicação, fundamentalmente.
Para o censo 2024, a província do Zaire, vai contar com mais de 1.500 agentes de campo, que nos próximos dias começam a ser capacitados.
Com uma extensão geográfica de 40.130 km2, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes, distribuídos por seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias. JL