Chitembo - O Ponto Focal para o Censo Geral da População e Habitação na província do Bié, João Baptista Mário, inspeccionou, nesta quinta-feira, no município do Chitembo, as condições técnicas e logísticas para a realização exitosa do processo, que arranca a 19 de Julho próximo.
O também director do Gabinete dos Registos e Modernização Administrativa do Governo da província do Bié, João Baptista Mário, visitou o armazém para verificar as condições logísticas e o gabinete para os trabalhos da Comissão Técnica Municipal, onde estão já criadas condições de energia e água potável.
Na ocasião, João Baptista Mário avançou a importância que este processo desempenha para o país, sobretudo na recolha de dados fiáveis, o que torna imperativo o engajamento de todos.
Adiantou ainda que o objetivo do Executivo com a realização deste evento é quantificar os habitantes, sua localização e suas condições sociais, para melhor direccionar as políticas públicas a nível das comunidades.
Por sua vez, o administrador do Chitembo, Alexandre José Celestino, referiu que a Comissão Técnica Municipal está, por outro lado, engajada na mobilização da população, através de palestras nas comunidades e visitas às igrejas, bem como destacou as reuniões da comissão com as autoridades tradicionais e religiosas.
A nível da província do Bié, cinco mil e 423 agentes de campo, entre recenseadores, supervisores, assistentes administrativos e técnicos, serão recrutados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), para a realização do Censo Geral da População e Habitação .
Angola realizou o último censo da população e habitação em 2014, em que a província do Bié catalogou um milhão 455 mil 255 habitantes.JEC/PLB