Luena – Cinco comunas da província do Moxico já foram dadas como concluída o processo de Recenseamento da População e Habitação em curso no país, soube esta quarta-feira a ANGOP.
Trata-se das comunas do Muangai, no município do Moxico, Sessa (Bundas), Macondo e o Lóvua (Alto Zambeze), de acordo com o chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Januário.
Segundo o responsável, há sinais “muito satisfatórios” do processo na região, afirmando que a nível das sedes municipais destacam-se a Cameia, Luau e Luacano, que estão bons indicadores, com previsão de serem concluídos a qualquer momento.
José Januário reiterou que o processo encontra-se em fase derradeira, marcada com recolha de informação dos agregados familiares e das habitações.
Sobre as áreas de difícil acesso, referiu que estão a contar com o apoio das Forças Armadas Angolanas (FAA), sobretudo nas comunas do Tempué, (Luchazes), Karipande e Lóvua (Alto -Zambeze), assim como, o Lago Dilolo (Luacano).
Apesar do andamento do processo, José Januário disse que as equipas têm encontrado algumas dificuldades nas zonas urbanas, com destaque para a cidade do Luena (capital provincial) onde tem havido desencontro de horário entre os recenseadores e os proprietários das residências.
Reiterou o apelo sobre a necessidade da população continuar a colaborar com os recenseadores no fornecimento dos dados, nesta fase final do processo.
Na província do Moxico, foram actualizadas duas mil 929 secções censitárias, durante o processo de actualização cartográfica que decorreu em todo território nacional.
Sob lema "Juntos contamos para Angola”, o Censo Geral de 2024 será o segundo após a independência, terceiro na história do país, depois dos realizados em 2014 e no período colonial, em 1970. MT/TC/YD