Cuito – Oitenta e oito assistentes dos grupos técnicos municipais estão a ser capacitados hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, sobre noções gerais do Censo Geral da População e Habitação, tendo em vista o processo que arranca a 19 de Julho.
Durante a acção formativa, que termina ainda nesta sexta-feira, os participantes estão a ser dotados de conhecimentos sobre logística, administração e finanças, logística e secretariado, mobilização e publicidade, logística e operações.
Faz ainda parte dos temas código de conduta, processamento de dados, análise e difusão, inquérito de cobertura, técnicas de entrevistas, metodologia e formação, estratégia de recolha de dados e gestão censitária, estrutura dos questionários, simulação de entrevistas, preenchimento e cartografia.
Na ocasião, o coordenador adjunto do Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo2024, João Mário, solicitou a sociedade civil a intensificar a mobilização da população para colaborar com os recenseadores.
O também director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa exortou os efectivos das forças de defesa e segurança no sentido de redobrarem os esforços, para garantir o asseguramento do processo.
Fez saber que o executivo, dentro da sua estratégia, já criou as condições de apoio, desde técnica, tecnológica, humana e de transportes, para o êxito do Censo.
A nível da província do Bié, cinco mil e 423 agentes de campo, entre recenseadores, supervisores, assistentes administrativos e técnicos, serão recrutados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), para a realização do Censo Geral da População e Habitação .
Angola realizou o último censo da população e habitação em 2014, em que a província do Bié catalogou um milhão 455 mil 255 habitantes. AS/PLB