Lubango – Um casal de jovens foi detido no Lubango, província da Huíla, por terem causado dados graves a um tablet de registo de informações do Censo-2024, na sequência de uma briga por ciúmes, no bairro Comandante Nzaji.
O equipamento estava na posse da mulher, de 27 anos, que é agente censitária, que ao chegar à casa, à noite, teria, segundo o Serviço de Investigação Criminal (SIC), sido alvo da insistência do parceiro, de 31, em verificar a informação e imagens que nele continha.
Confrontado com a recusa da esposa, o homem teria arremessado o equipamento ao solo, que ficou completamente destruído, disse o porta-voz do SIC, inspector Segunda Quitumba.
Na sequência, segundo a fonte, o casal engendrou um plano e fez uma denúncia ao SIC, com alegações de que ao regressar da comuna da Huíla, onde trabalhou, a mulher teria sido alvo de uma tentativa de assalto no bairro Tchioco, em que o equipamento acabou danificado, versão que não convenceu a Polícia, que a interrogou e acabou confessando.
Trata-se do primeiro caso cm danos aos meios do censo na Huíla, desde que se despoletou a actividade a 19 de Setembro.
Na Huíla estão contratados sete mil agentes recenseadores que labutam nos 14 municípios. MS