Ondjiva - O coordenador do grupo técnico provincial do Censo 2024 no Cunene, José Jacinto, afirmou esta segunda-feira, estarem em curso as acções do processo de geo-referenciação da malha cartográfica das cidades de Ondjiva, Naulila e Mukulongodjo, no sentido de auferir as coordenadas geográficas das habitações.
Em declarações à ANGOP, assegurou a conclusão, no dia 30 de Abril, do processo de actualização cartográfica para o Recenseamento Geral da População e Habitação 2024 nas 20 comunas que compõem a província.
Actualmente, realçou que o trabalho resume-se na colheita das coordenadas geográficas das habitações, no sentido de aferir a existência ou não de alguma falha, assim como aguardam por qualquer reclamação das autoridades locais.
Informou que a acção visa verificar qualquer omissão do levantamento cartográfico mormente a falha de alguma residência ou aldeia não cadastrada.
José Jacinto esclareceu que as equipas estão a trabalhar nos bairros da Caxila e Cafitu I e II e dos Castilhos, assim como nos mercados informais da Alemanha e Oshamukuio.
O processo de actualização da malha cartográfica teve início em Setembro de 2023, contou com o envolvimento de 55 agentes, sendo 31 civis, 24 efectivos das Forças Armadas Angolanas e um representante de cartografia do INE.
Para o Cunene, foi prevista a actualização de três mil e 550 secções censitárias, sendo que cada agente de campo da área urbana deverá ter 80 a 120 habitações, enquanto no meio rural 60 a 100 habitações. FI/LHE/OHA