Caxito – Dezoito agentes de campo envolvidos no censo piloto começaram, nesta segunda-feira, na província do Bengo, a recolha de informações junto dos agregados familiares.
Trata-se de cinco agentes da comuna do Kiage e 13 de Canacassala que vão trabalhar nos muncipios do Bula Atumba e Nambuangongo.
Os agentes de campo vão recolher também informações junto das igrejas, postos policiais, unidades sanitárias, hospedarias e nos sem abrigo.
Para além da população, as residências, habitações colectivas ou edifícios serão igualmente contados quer estejam habitadas ou não.
O responsável do Serviço Provincial do INE no Bengo, João Baptista, informou que o processo decorre sem sobressaltos e que a logística está assegurada para que tudo corra com normalidade até 5 de Setembro.
O Censo piloto está a ser realizado em sete províncias do país para avaliar as capacidades do Instituto Nacional de Estatística (INE) em realizar a operação efectiva a 19 de Julho de 2024.
Trata-se de uma simulação da operação censitária com o objectivo de testar a estrutura organizativa, todos os instrumentos técnicos, recursos humanos, logística, acessibilidade e situações adversas de terreno/campo.
No Bengo, 584 pessoas estarão envolvidas no censo piloto, dos quais 461 agentes de campo, 95 assistentes técnicos e 28 informáticos.CJ/IF