Huambo – Seis mil 596 agentes de campo da província do Huambo iniciaram, esta segunda-feira, o ciclo formativo sobre actuação e recolha de dados, última etapa do processo de Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2024).
A formação, a decorrer até 18 do corrente mês, em cadeia com os 11 municípios da província, foi aberta no auditório do Instituto Superior Politécnico do Huambo, da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).
Na ocasião, o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE) do Huambo, Rúben Gomes, disse que serão ministrados temas sobre diferentes questionários de recolha de dados, exercícios práticos das ferramentas electrónicas (tabletes), enquadramento do censo e questões comportamentais.
Informou que o ciclo conta com 688 formadores devidamente capacitados, para o êxito da actuação dos agentes de campo seleccionados.
Pediu engajamento dos formandos, para que a província do Huambo, em particular, realize, com êxito, o Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2024) marcado de 19 Setembro a 19 Outubro, sob o lema “Juntos contamos por Angola”.
Por sua vez, o coordenador adjunto da Comissão de Apoio à realização do Censo 2024 na província do Huambo, Elmano Francisco, disse que o país, no geral, está mobilizado para o sucesso desta grande actividade, que vai mostrar como e onde vivem os angolanos.
Pediu aos agentes de campo a estarem prontos e empenhados na tarefa de recolha dos dados nas comunidades, bairros, aldeias e zonas recônditas, munindo-se de habilidades e valores essenciais durante a interacção com as famílias, que vão responder os inquéritos.
Frisou que a variável demográfica é essencial para a implementação e a manutenção de projectos ligados aos sectores da educação, saúde, agricultura, habitação e outros de domínio social.
Para o Censo Geral da População e Habitação-2024, a província do Huambo vai contar com 688 assistentes técnicos, 148 agentes informáticos, que vão cobrir as oito mil 578 secções censitárias identificadas.
Segundo previsões do INE, a província do Huambo tem uma população estimada em dois milhões, 830 mil 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. ZZN/JSV/ALH