Censo2024: Igrejas no Cuando Cubango redobram apelo para maior adesão ao processo

     Sociedade              
  • Cuando Cubango • Quarta, 03 Julho de 2024 | 11h24

Menongue - Igrejas reconhecidas pelo Estado e instaladas no Cuando Cubango têm redobrado, nos últimos dias, acções de sensibilização junto dos líderes de famílias, para o êxito do Censo Geral da População e Habitação, que arranca no dia 19 de Setembro.

Os líderes religiosos residentes em Menongue, capital do Cuando Cubango, afirmam ser fundamental que os pais e encarregados de educação venham prestar a sua colaboração aos recenseadores, fornecendo os dados que estes irão solicitar, uma responsabilidade que deve ser de todos os angolanos.

Para o secretário provincial do Conselho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA) no Cuando Cubango, Júlio Simão Sikembi, que falava hoje, quarta-feira, à ANGOP, todos, cada um na sua zona de residência e nas famílias, devem prestar toda a informação que os técnicos irão solicitar, para que haja facilidade e êxito nesta árdua tarefa.

Conforme o pastor, a mensagem da importância deste processo tem sido passada nos cultos aos domingos e em outros actos religiosos, sobretudo para se saber quantos somos, onde e como vivemos, no sentido de melhor planificação das acções sociais, em prol do bem-estar da população.

Já o secretário do Sínodo Provincial da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), reverendo Ezequias Cassinda Pelembi, assegurou que, depois da formação promovida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em Menongue, no passado mês de Maio, em que a IECA foi representada, a igreja está a redobrar a mensagem da participação dos principais actores no fornecimento de dados que serão solicitados por agentes recenseadores.

 “É uma tarefa de grande importância e deve envolver a todos para o seu êxito. Nós a IECA, como parceira do Governo, acolhemos com muita satisfação o contributo que devemos dar, naquilo que é o programa do nosso Governo, que é o Censo Geral da População e Habitação”, reiterou.

O secretário afirmou estar a acompanhar a preparação das condições para o efeito, desde a formação dos técnicos a vários níveis e outras essenciais, para que os cidadãos encarregues de colaborar directamente com os agentes que estão envolvidos possam participar deste exercício, uma mensagem que vai continuar a ser disseminada aos cristãos e todos os cidadãos.

Ezequias Cassinda Pelembi acredita que o Censo 2024 terá um olhar mais real da população angolana e, desta feita, com os recursos financeiros disponíveis, projectar melhores acções que visam satisfazer as necessidades básicas das comunidades.

Esta mensagem da importância do Censo 2024, conforme o secretário do Sínodo do Cuando Cubango, tem sido ainda mais extensiva através do tempo de antena da emissora provincial do grupo Rádio Nacional de Angola, a partir das 19 horas, através dos anúncios e comunicados.

Por seu turno, o presidente da União das Igrejas Evangélicas em Angola (UIEA), Augusto Job, considerou o Censo Geral da População e Habitação fundamental para um país, pelo que a sensibilização para todas as famílias é prioridade, visando o êxito, através da recepção dos técnicos que estarão envolvidos no processo.

O Censo Geral da População e Habitação, inicialmente previsto para 19 deste mês de Julho, foi adiado para 19 de Setembro deste ano.

O Cuando Cubango, com uma superfície de 199.049 quilómetros quadrados e uma população estimada em 535 mil 838 habitantes, segundo o Censo 2014, foi das províncias, a par de Luanda, Bengo, Bié, Lunda Norte, Uíge e Cunene, que abrangeu no Censo Piloto, realizado entre 19 de Julho e 5 de Setembro de 2023. ALK/FF/PLB

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+