Huambo – A direcção de Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) promove desde hoje, segunda-feira, na cidade do Huambo, um ciclo formativo para 38 crianças, soube a ANGOP.
Em nota de imprensa, a direcção do centro, inaugurado em Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, refere que a iniciativa, reservada para o período de férias, inclui os cursos de Informática e de Habituação da Língua Inglesa.
Indica que a acção formativa de, aproximadamente, um mês, surge uma semana depois do lançamento bem-sucedido, em Luanda (capital do país) de cursos voltados para o aprimoramento de habilidades e formação pessoal do público infanto-juvenil.
Com o lançamento do plano de férias na província do Huambo, lê-se, o CEFOJOR reafirma o seu compromisso com a capacitação das crianças em Angola, oferendo um ambiente diferenciado que promove o processo de ensino/aprendizagem em áreas consideradas fundamentais actualmente.
Perfil do centro
Situado no bairro Macolocolo, arredores da cidade do Huambo, assegura a formação nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Multimédia, Cinema, Publicidade e Marketing Digital.
Com slogan “CEFOJOR, o conhecimento ao alcance de todos”, conta com 16 salas de aula, 88 dormitórios para 200 estudantes, um auditório com capacidade para 300 pessoas, estúdios de Imprensa, TV, Rádio e Fotografia, para além de biblioteca, enfermaria e a digital.ao.
A infra-estrutura abarca seis edifícios, um dos quais reservado ao serviço de restauração, duas quadras polidesportivas e seis residências de passagem, com as tipologias T4 e T3.
A digital.ao, supervisionada pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), é uma plataforma que finaliza a incubação de startups.
A plataforma recebe muitas solicitações de projectos tecnológicos, facto que revela o aumento da veia criativa da juventude.
As instalações do CEFOJOR-Huambo foram projectadas para estimular o crescimento académico e prático dos estudantes para o aprimoramento das habilidades jornalísticas.
Os estúdios de TV e Rádio e a sala de Imprensa do CEFOJOR homenageiam os jornalistas Celestino Caeso (TPA), Carlos Pereira (Rádio) e Joaquim Neves António (ANGOP), a par do auditório denominado "Gabriela Antunes". ALH