Menongue- Cento e 83 casos de violência doméstica foram registados, este ano, na província do Cuando Cubango, contra 323 comparativamente a 2021, soube a ANGOP, esta quinta-feira.
A directora do Centro local de Aconselhamento Familiar, Maria Cacuhu Fernanda Cambinda, que prestou a informação, disse que a redução dos casos resultou da realização, permanente, de palestras, seminários, debates, workshops e das campanhas de sensibilização sobre combate à violência doméstica e de género.
A responsável explicou que estas acções têm sido promovidas, trimestralmente, em vários bairros, unidades militar e policiais nos nove municípios, na perspectiva da harmonização e da conciliação das famílias.
Constam, igualmente, debates em órgãos da Comunicação Social, para além de encontro com as jovens mulheres empoderadas em matéria de liderança e outras formadas em pequenos negócios.
Disse que dos 183 casos de violência doméstica, a instituição solucionou 55, enquanto 15 foram remetidos à Procuradoria Geral da República (PGR), principalmente, ligadas à falta de prestação de alimentos a menores.
De igual modo, disse, nove casos foram remetidos ao Serviço de Investigação Criminal, por desobediência, ao passo que três resultaram em separação e cento um se encontram pendentes.
Trata-se de casos de abusos sexual, patrimonial, psicológico, verbal, físico e abandono familiar, cujos mais afectados têm, na sua maioria, idades compreendidas, entre 11 e 51 anos.