Benguela – A comuna do Casseque no município da Ganda, província de Benguela, conta desde segunda-feira com uma nova escola, de sete salas de aulas, para 500 alunos.
A escola é uma oferta dos operadores do Bloco 13 em colaboração com a Agência Nacional de Petroleo e Gás e contempla uma residência para os professores, um campo multi-uso e um sistema de água acoplado.
O governador da província, Rui Falcão, que procedeu a inauguração, enalteceu o gesto dos benfeitores pela escolha da localidade que, a seu ver, vai reduzir as dificuldades dos alunos.
Elogiou a qualidade da nova obra e pediu que a sociedade civil se engaje na preservação do empreendimento para que os petizes não tornem a estudar debaixo de árvores.
Durante a sua estadia de dois dias na Ganda, Rui Falcão trabalhou, igualmente, na comuna da Chicuma onde fez a entrega simbólica de bilhetes de identidade, certidões e registos de nascimento, no âmbito massificação dos serviços de registo civil.
O governador garantiu que a campanha de registo de nascimento vai continuar, prevendo atingir 56 mil registos até ao próximo mês de Junho, além de outros documentos do registo civil.
Por sua vez, a delegada provincial da Justiça em Benguela, Paula Marisa Correia, anunciou que, desde o início da campanha, no mês de Janeiro do corrente ano, foram realizados 22 mil 954 registos, na comuna da Chicuma, 13 mil 073 dos quais são registos de nascimento e 9 mil 881 certidões.
Adiantou ainda que foram processados 11 mil 642 pedidos de bilhetes de identidade, dos quais mil 734 foram já distribuídos aos respectivos utentes.