Mbanza Kongo – Cinco camionistas foram, segunda-feira, detidos pela Polícia Nacional, no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, por alteração das características de depósitos, para a transportação de mais combustível para o suposto contrabando na vizinha RDC.
Trata-se de camionistas que fazem o percurso Luanda/Zaire/RDC/Cabinda e vice-versa, detidos na sequência de uma micro-operação desencadeada pelos efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) na localidade de Nkunga a Paza, arredores da cidade de Mbanza Kongo.
De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior no Zaire, Sérgio Afonso, em declarações hoje à ANGOP, os referidos camionistas foram flagrados numa serralharia a alterar os respectivos reservatórios de 200 para 1.000 litros para permitir abastecer mais combustível nas bombas.
“Eles adaptam novos depósitos que apelidam de step para carregar mais gasóleo nos postos de abastecimento. E, quando chegam no outro lado da fronteira, fazem o transbordo e vendem esse combustível no mercado negro”, explicou a fonte, para quem a corporação está atenta com os novos modus aperandi dos contrabandistas.
Sérgio Afonso fez saber que cada camionista pagou ao serralheiro 90 mil kwanzas para alterar a capacidade dos reservatórios desses veículos que fazem a rota internacional.
Na mesma acção policial foram apreendidos cinco camiões encontrados no local, bem como dois mil e 400 litros de gasóleo que estavam para ser transportados para o contrabando na República Democrática do Congo.
Segundo uma fonte a que a ANGOP teve acesso, um recipiente de 25 litros de gasóleo comprado a cinco mil kwanzas nas bombas da cidade de Mbanza Kongo é comercializado na RDC a 18 mil e 500 kwanzas.
O de gasolina adquirido ao preço de sete mil e 500 kwanzas nos postos de abastecimento desta urbe é vendido no outro lado da fronteira no valor de 22 mil e 500 kwanzas.
Quatro municípios da província do Zaire partilham fronteira com a RDC, designadamente Mbanza Kongo, Soyo, Nóqui e Cuimba, numa extensão de 310 quilómetros. JL