Malanje- Uma escola do I ciclo do ensino secundário de 14 salas aulas foi inaugurada, quarta-feira, na sede municipal de Cacuso, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM).
A par dessa, foi inaugurada outra escola do ensino primário de sete salas de aula na sede da comuna de Pungo-Andongo, no mesmo município.
As duas unidades estão orçadas em 800 milhões de kwanzas e vão albergar cerca de dois mil alunos, em dois turnos.
Ao inaugurar os estabelecimentos de ensino, o governador provincial, Marcos Nhunga disse na ocasião que com essas unidades o governo aumenta a oferta formativa no município de Cacuso e tira muitas crianças fora do sistema educacional.
Manifestou a intenção do governo em continuar a trabalhar, com vista a construção de mais infraestruturas no âmbito do PIIM e a reactivação das obras que se encontravam paralisadas.
Por outro lado, Marcos Nhunga realçou a necessidade de melhoria da distribuição da
merenda escolar para as crianças, com vista a permitir que elas continuem a se engajar nos estudos.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório dfrisou que as escolas contarão com 16 professores que vão leccionar a partir do próximo ano lectivo.
Precisou que com essas, a província de Malanje conta com 26 escolas já em funcionamento, das 45 previstas pelo PIIM e 376 instituições de ensino no cômputo geral.
Enquanto isso, o administrador municipal de Cacuso, Manuel Van-dúnem considerou o surgimento dos estabelecimentos como um ganho e a concretização do sonho dos munícipes, uma vez que muitas famílias poderão agora mandar os filhos à escola.
A carteira do PIIM para o município está avaliada em dois mil milhões e 389 milhões de kwanzas e contempla 11 projectos, entre construções de centros e postos de saúde, escolas, sistemas de água potável e reabilitação de estradas nas comunas de Soqueco, Pungo Andongo e Kizenga. RM/NC/PBC